A seleção de estudantes para Moradia Estudantil é feita a partir da publicação de edital anual, podendo, excepcionalmente, ser publicado um edital complementar.
Atualmente o processo de seleção conta com duas etapas de inscrição e classificação, sendo a primeira destinada a preencher o número total de vagas disponíveis e a segunda com o propósito de criar uma lista de espera, na forma de um cadastro de reserva de estudantes, que poderão ser convocados ou convocadas a ocupar uma das vagas ao longo do ano.
Os principais critérios de classificação utilizados para selecionar o público-alvo da moradia estudantil são os seguintes:
I. Vulnerabilidade econômica;
II. Dificuldade de deslocamento diário entre sua residência e o campus;
III. Egresso da rede pública de educação básica, ou beneficiário de bolsa integral em escola particular.
O acesso inicial do ou da estudante à vaga na moradia estudantil deverá ser precedido pelo preenchimento e assinatura do Termo de Ciência, Autorização e Responsabilidade e da Ficha de Vistoria da Moradia. Em caso de estudante menor de idade, o primeiro acesso ao dormitório, bem como o preenchimento e assinatura dos documentos citados, deverão ser realizados mediante acompanhamento de responsável legal.